Colégio Palas Atena

PROJETOS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DO CPA

  • Programa Bilígue:
  • Simulados desde o 9.º ano
  • Preparatório para os processos seletivos

Desde a Educação Infantil ofertamos aulas imersivas no Programa Bilingual, com cargas horárias que variam de 3 a 8 horas semanais em Inglês. Os recursos promovem não somente o ensino de inglês, mas também o ensino em inglês, em consonância com a filosofia CLIL. Desse modo, os estudantes vivenciam conteúdos de seus interesses e conduzem projetos diretamente no idioma, o que lhes permite desenvolver simultaneamente fluência e múltiplas habilidades. Os conteúdos são desenvolvidos com o objetivo de fazer com que os estudantes sejam capazes de se comunicar efetivamente em inglês enquanto debatem temas atuais e desenvolvem seu pensamento crítico. No Ensino Médio também ofertamos recursos que atendem a demandas específicas, como o Enem e os vestibulares.

O objetivo é apresentar, no 2.º semestre, aos alunos do 9.º ano, um instrumento de avaliação aplicado ao longo do Ensino Médio para que possam perceber que as mudanças que estão por vir e demandam uma nova postura frente ao estudo.

O Ensino Médio do CPA, ainda que valorize os aspectos de formação do aluno no que diz respeito ao seu desenvolvimento como ser humano, prioriza também os conteúdos necessários para o ingresso do aluno em um curso de nível superior. Aulões Integrados, simulados, revisões, recuperações paralelas e exercícios diversificados são exemplos de atividades desenvolvidas pelo CPA nesse preparatório que ocorre em cada um dos três anos do Ensino Médio. Além disso, também considera a preparação para o vestibular macro, ao final do Ensino Médio.

  • Laboratório de Redação
  • Turmas Olimpíadas
  • Reforço

Visa à preparação dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita dos mais variados gêneros textuais. Com foco na preparação para os processos seletivos e vestibulares os alunos produzem redações semanalmente. Além disso, pretende-se fomentar o hábito da leitura nos estudantes, fazendo-os mais conhecedores da realidade que os cerca, bem como fomentando competências e habilidades de leitura.

O Colégio participa de diversas Olimpíadas do Conhecimento, como a de Química, de Matemática, de Astronomia e Astronáutica, de Robótica, de História, envolvendo alunos desde o 1.º Ciclo do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Para se prepararem para essas atividades os alunos são agrupados em equipes e retornam à escola no turno paralelo para encontros de estudos, pesquisa e orientação.

Tem como principal objetivo a recuperação imediata dos conteúdos que estão sendo trabalhados nas aulas regulares. As aulas de RP são ministradas aos sábados, de acordo com o horário estabelecido para cada disciplina. A participação do aluno convocado é obrigatória. Fazem parte desse trabalho as disciplinas avaliadas nos processos seletivos das universidades públicas do Estado.

  • Orientação para o Trabalho
  • Projeto de Formação Continuada dos Professores
  • Projeto Pais na Escola

Desenvolvida ao longo de todo o Ensino Médio. Palestras de convidados, visitas dos alunos ao ambiente de trabalho dos profissionais, testes e outras atividades visam proporcionar ao aluno melhores condições de escolher o curso que pretende fazer ao concluir o Ensino Médio. 

Os professores do CPA fazem constantes estudos e participam de cursos, estudos, palestras proferidas por profissionais das áreas da Educação, Psicologia e afins promovidos pela própria Escola ou por outra Instituição.

os Pais são convidados a vir à Escola para participar de aulas ou outras atividades desenvolvidas pelos alunos. O objetivo desse projeto é o de propiciar momentos de interação dos Pais com o cotidiano da Escola, por meio de diversas atividades desenvolvidas por seus filhos, com mostras, amostras, exposições, apresentações que possibilitam aos Pais ou Responsável verem, dentre outros aspectos, o que o aluno está aprendendo e como a Proposta Pedagógica da Escola está sendo colocada em prática.

  • Projeto Escola da Família
  • Turing – A Lógica de Programação
  • Inteligência Emocional: Aprender a Ser

É importante que a Escola oportunize momentos para que a Família do aluno possa ser convidada a participar de encontros, estudos, palestras, seminários em que irá se tratar de temas que possibilitarão uma melhor compreensão do processo de formação e desenvolvimento de(a) seu(sua) filho(a). Esse projeto objetiva, principalmente, melhorar e aumentar a parceria entre a Escola e a Família do aluno.

O objetivo deste programa é entender e colocar em prática a lógica de programação, que está por trás de quase toda a tecnologia existente hoje. Por meio de atividades e projetos atrelados a diferentes áreas profissionais, os alunos desenvolvem tanto o raciocínio quanto o pensamento lógico, que poderão ser aplicados a qualquer contexto, facilitando o planejamento e ajudando-os a encarar novos desafios.

este é um programa de educação emocional dirigido a alunos e professores. Nele, os atores envolvidos são convidados a serem protagonistas de um trabalho integral sobre a experiência emocional. Aprender a identificar emoções, sentimentos, ânimos, atitudes e valores em nós e nos outros é uma peça fundamental para a promoção do bem-estar, do autocontrole, da sociabilidade e da inteligência emocional.

  • Inteligência Emociona: Aprender a Pensar
  • Projeto de Atividades Artísticas (PAA)
  • Filosofia para crianças e jovens

A aprendizagem não acontece exclusivamente no tempo e no espaço da escola, ela é um processo que nos acompanha por toda a vida. No Aprender a Pensar são exploradas e treinadas, de maneira sistemática, características e estratégias de pensamento para que os alunos aprendam a acessar o conhecimento com curiosidade, motivação e rigor, a fim de se tornarem pensadores e aprendizes eficazes. A oferta de desafios ligados à vida cotidiana permite que os alunos amadureçam o pensamento, tornando-os mais inteligentes e éticos.

Etendendo a profunda e significativa contribuição da Arte no âmbito escolar é importante a (re)significação da utilização dos meios artísticos como agentes mediadores do desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional dos discentes e docentes, A Arte, somada às especificidades da área de Educação, é portadora de um conjunto de possibilidades infinitas que se renovam a cada interação - é a Arte-Educação. O Projeto de Atividades Artísticas, portanto é desenvolvido ao longo do ano trazendo a Arte como viés entre os conteúdos e a tecnologia como ferramenta, culminando com apresentações carregadas de significados.

Projeto desenvolvido com o objetivo de estimular o raciocínio, a capacidade de pensar e argumentar a partir de temas ou histórias que envolvem o cotidiano do aluno. Formar um cidadão crítico e consciente do mundo que o cerca é uma das metas desse trabalho. Ética, Cidadania, Respeito, Amizade, Aceitação das Diferenças, Sexualidade são alguns dos temas discutidos na “comunidade de investigação filosófica”.

  • Educação Financeira
  • Sala Maker
  • Intercâmbios Presenciais: Portas para o Mundo

Aulas dentro do currículo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A partir de uma abordagem comportamental sobre o tema, a Metodologia DSOP de Educação Financeira oferece motivação e técnica para que as pessoas possam reavaliar sua relação com o dinheiro e encontrar, por méritos próprios, os caminhos para sua independência financeira. A Metodologia DSOP desenvolve competências fundamentais para que as pessoas aprendam a lidar com as questões financeiras com segurança e consciência. O objetivo é mudar hábitos e comportamentos arraigados sobre o dinheiro, substituindo-os por uma nova atitude, mais saudável e sustentável.

A cultura maker surge do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. Na educação, a cultura maker é o salto do “aprender a conhecer” para o “aprender fazendo”. Nossos recursos oferecem, a partir do Jardim II até o Ensino Médio, propostas de atividades maker integradas aos projetos curriculares do CPA, em consonância com as novas tecnologias para a Educação 4.0.

Oferece uma oportunidade para os alunos se engajarem em uma interação com alunos de outras cidades e países. Ao participar do intercâmbio os alunos terão a oportunidade de participar de uma experiência intercultural que aumentará sua conscientização sobre as diferenças culturais, enriquecerá e incentivará seu entendimento intercultural e explorará como eles podem trabalhar juntos como cidadãos globais ativos para ajudar a promover a tolerância, empatia, o entendimento e valorização cultural.

  • Artes
  • Saídas Pedagógicas
  • Atividades de Clubes

Atividade desenvolvida desde os anos iniciais. Várias atividades são realizadas dentro das diversas modalidades artísticas: música, artes visuais, dança e teatro.

São aulas fora do ambiente da sala, com visitas a locais públicos, sempre relacionadas com o(s) assunto(s) estudado(s) no momento. Normalmente essas atividades são interdisciplinares.

objetivam desenvolver no aluno aspectos cognitivos, psicomotores e, principalmente, afetivos. Os alunos escolhem um dos clubes oferecidos pelo CPA e realizam várias atividades em grupo. O papel de cada um no grupo é fundamental para o desenvolvimento de todos. Clubes sugeridos: futsal, dança, teatro, xadrez, judô e natação.

 

  • Grupo Cooperativo
  • Orientação Sexual
  • Atividades desportivas

o estabelecimento de relações saudáveis num mundo globalizado é importante e o grupo cooperativo contribui bastante para que isso aconteça. O crescimento pessoal está diretamente ligado ao do grupo do qual fazemos parte e a busca constante pelo aperfeiçoamento conjunto, em que as diferenças e conflitos precisam ser superados para que todos se desenvolvam, tanto cognitiva quanto afetivamente, é a base das relações cooperativas.

Considera-se que a sexualidade é inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano desde o nascimento. Pretende contribuir para a superação de dilemas e conflitos, muitas vezes oriundos da falta de informação ou concepções socioculturais que comprometem a compreensão mais objetiva de determinadas questões. O CPA, com esse trabalho, mediado pelo professor e/ou especialista, busca alcançar o desenvolvimento de valores principalmente éticos e não morais, por acreditar serem esses últimos de responsabilidade de outras instituições, como a família e a igreja, por exemplo.   

Os alunos do CPA participam de atividades desportivas com o propósito de desenvolver o espírito de coletividade, valorizando o trabalho de equipe. A participação dos alunos ocorre em jogos escolares internos e externos, podendo competir em diversas modalidades como futsal, judô, atletismo, dentre outras. 

 

 

Todas as atividades realizadas no CPA têm como finalidade alcançar objetivos que oportunizem ao aluno o desenvolvimento da consciência de seu papel na sociedade e a exercê-lo dignamente. A possibilidade de êxito nessa tarefa se torna maior quando Família e Escola se unem e trabalham em parceria.