PROJETO PEDAGÓGICO - ENS FUN I - CICLO II (5 a 7 anos)

Eixo central - desenvolvimento de procedimentos básicos para a vida de estudante:

  • Aprendizagem da leitura e da escrita;
  • Reconhecer-se como parte de um grupo, comprometer-se com as tarefas que constituem a rotina e construir habilidades e conhecimentos que permitam aprender a aprender;
  • Aprendizagem do cálculo envolvendo as operações aritméticas, com noções do sistema lógico-matemático aplicado à resolução de situações-problema;
  • Abordagem transdisciplinar.

Filosofia - introdução no diálogo investigativo;

  • As crianças devem encerrar o ciclo com experiência quanto ao exercício de seus papéis e de outros que vão surgindo em função das novas possibilidades cognitivas.

Aspectos a serem alcançados ao final do ciclo sob o ponto de vista da autonomia:

  • Atuar de acordo com as regras de convivência;
  • Cooperar na relação com o outro, respeitando as diferenças individuais e a diversidade de opiniões;
  • Respeitar e preservar os espaços de uso comum;
  • Tentar resolver conflitos, buscando ajuda quando necessário;
  • Participar das atividades escolares cumprindo com seus compromissos;
  • Reconhecer cuidados com o corpo para mantê-lo saudável;
  • Perceber a importância da preservação do meio ambiente;
  • Reconhecer fontes de informação para a busca de conhecimentos;
  • Refletir sobre sua aprendizagem, reconhecendo potencialidades e dificuldades.

CICLO III (8 a 10 anos)

Nova “condição de estudante” / maior autonomia na responsabilidade por suas tarefas e atribuições / senso de responsabilidade e organização entendidos como desafios possíveis de serem atingidos – maior cobrança.
Desenvolvimento de atitudes voltadas ao diálogo – professores criam espaços em que os alunos analisam e julgam os acontecimentos que observam.

Relações interpessoais – organização de trabalhos em grupos.
As crianças começam a compreender que pertencem à comunidade escolar e que também são responsáveis por ela desenvolvimento de campanhas.

Continuidade com aprofundamento dos conteúdos escolares referentes a leitura, escrita e cálculo envolvendo as operações aritméticas, aplicado à resolução de situações-problema.

Conheça Nossa Coordenadora

Como coordenadora, estou aqui à disposição de cada um de vocês, para apoiar, orientar e trabalhar em conjunto. O nosso sucesso coletivo depende do comprometimento de cada membro desta equipe, e sei que, com o nosso esforço conjunto, alcançaremos grandes feitos nesta linda etapa educacional.

Conto com o apoio e a colaboração de todos, pois é com união que construímos a base sólida sobre a qual nossas crianças construirão o seu futuro.

Estamos prestes a embarcar em uma jornada extraordinária, repleta de desafios e conquistas. Vamos trabalhar juntos para tornar cada dia memorável e valioso para nossos alunos.

Prof.ª Cristina Pinho

Coordenadora Pedagógica – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental