PROJETO PEDAGÓGICO - ENS FUN II - CICLO IV (11 e 12 anos)

6.º ano – Ritual de Passagem

Professores atentos à orientação para os estudos, desenvolvem instrumentos para apoiar a construção da autonomia, procurando mediar as relações interpessoais / projeto Dicas de Estudante – desenvolvimento da autonomia de estudante.

7.º ano – autonomia nas relações sociais, trabalho de formação de grupo / aumenta exigência.

Desenvolvimento de projetos curriculares integrados, assembleias, jornal-mural, maior participação na elaboração e organização dos eventos escolares.
Ênfase nas matérias instrumentais: Português e Matemática.

Filosofia – Lógica

Aplicação das regras da Lógica com o próprio pensamento.

Preparação para os processos seletivos das IES.

Orientação para o Mundo do Trabalho.

Aspectos a serem alcançados ao final do ciclo sob o ponto de vista da autonomia:

  • Ter autonomia na organização para o trabalho escolar;
  • Ter autonomia na convivência no ambiente escolar;
  • Reconhecer espaço e objetos escolares como bens coletivos, cuidando e mantendo;
  • Partilhar conhecimentos como forma de enriquecimento do processo de aprendizagem;
  • Descobrir e ampliar possibilidades de vivenciar diferentes papéis no trabalho de grupo;
  • Participar elaborando e organizando os eventos escolares;
  • Conhecer e utilizar, sob orientação, as estratégias de estudo;
  • Ser receptivo a críticas e avaliações;
  • Compreender a avaliação da escola;
  • Desenvolver a competência comunicativa oral;
  • Condições básicas para pesquisa.

CICLO V (13 e 14 anos)

  • Projetos de Ação Social.
  • Projetos Curriculares Integrados.
  • Condições básicas para pesquisa.
    Desenvolvimento do hábito de estudos: consolidação.
  • Participação no Grêmio
  • Estudantil, Jornal do Aluno, maior participação na elaboração, organização e implementação dos eventos escolares.
  • Temáticas centrais: adolescência, sexualidade, drogas.

9.º ano ⇒ retrospectiva da história escolar / adaptação à realidade do próximo ciclo.

Filosofia – Ética
exame das condutas das pessoas na vida em geral.

Aspectos a serem alcançados ao final do ciclo sob o ponto de vista da autonomia:

  • Demonstrar atitudes de cooperação e solidariedade, no contexto escolar;
  • Respeitar pontos de vista diferentes do seu;
  • Ser receptivo a críticas e avaliações;
  • Resolver situações de conflito respeitando as normas de convivência;
  • Fazer opções e tomar decisões;
  • Respeitar os espaços de uso comum;
  • Participar das atividades escolares;

  • Cumprir os compromissos escolares, organizando-se adequadamente;
  • Cuidar de seu corpo para mantê-lo saudável;
  • Conscientizar-se da necessidade de preservar o meio ambiente;
  • Reconhecer e recorrer a fontes de informação para a busca de conhecimentos;
  • Conscientizar-se sobre seu processo de aprendizagem, identificando e avaliando potencialidades e dificuldades.

Conheça Nossa Coordenadora

Estou comprometida em manter uma comunicação aberta e transparente com vocês, pais e responsáveis, para garantir que estejam sempre informados sobre o progresso acadêmico e emocional de seus filhos.
Sua opinião é valorizada, e acredito na importância de uma parceria forte entre a escola e a família para o sucesso de nossos alunos.


Minha porta está sempre aberta para ouvir suas ideias, preocupações e sugestões. Juntos, como uma comunidade educacional, podemos proporcionar uma experiência enriquecedora e transformadora para seus filhos.

Agradeço por escolherem o Colégio Palas Atena como parceiro na educação de seus filhos. Estou ansiosa para trabalhar juntos e testemunhar o crescimento e desenvolvimento de cada aluno.

Prof.ª Luisiane Lopes

Coordenadora Pedagógica Geral e Coordenadora dos Anos Finais e Ensino Médio